sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Atividade do segundo encontro

Seminários IESB sobre o comportamento autista                            Segundo encontro

O que é um motivador?

São coisas prazerosas à criança (coisas que ela gosta e deseja) e que podem ser usadas para ajudar a motivar a criança a continuar a fazer coisas que ela gosta e coisas que ela gosta ou não tem interesse em fazer.

Alguns tipos de motivadores:

  • Comestíveis (comidas e bebidas preferidas)
  • Motivadores sociais (abraços, beijos, elogios, ou outras formas de atenção)
  • Motivadores materiais (itens favoritos da criança como brinquedos, CDs, livros, ou mesmo um pedaço velho de pano ou uma pedrinha que a criança gosta de segurar)
  • Atividades ou privilégios (atividades favoritas da criança como ir ao parque, assistir um vídeo favorito, ir ao McDonalds, brincar com água, ou mesmo rodar em círculos)

Lembre-se sempre que algo que pode ser motivador para uma criança pode não ser para outra. Ou seja, elogios podem ser muito motivadores para uma criança, mas não para outra. Você precisa identificar que coisas específicas podem ser motivadoras para a criança.

Lembre-se também que algo que pode ser motivador (prazeroso e desejado pela criança) em um momento da vida da criança pode deixar de ser em outro momento. Ou seja, a criança que adorava comer chocolate pode perder o interesse por chocolate. Assim, o chocolate só pode ser usado como motivador enquanto for algo prazeroso a criança (algo que ela goste, deseje, e tenha interesse).
Observação: o chocolate só vai ser motivador se João continuar empilhando blocos; caso João não continue, o chocolate não deverá ser considerado um motivador.


Por exemplo:

Todos nós somos resistentes a aprender atividades novas, por exemplo, aprender um novo programa de computador. Se não temos conhecimento do programa e nem repertório para trabalhar nele, logo dizemos, é muito difícil. Mas se estamos aprendendo o programa e uma pessoa que gostamos se aproxima e elogia, torna-se mais provável o ficar estudando para aprender a trabalhar com o programa.


Usamos motivadores o tempo todo, em casa, no trabalho, na escola, com os amigos e com a namorada (o).
Exemplos:
·         Quando queremos que uma pessoa faça algo que elas não querem fazer, como: pedir para o namorado mudar a rota do trabalho para pagar o boleto da faculdade, a namorada oferece algo em troca (beijinhos seria uma das possibilidades).
·         No trabalho entregamos o relatório com presteza para ser elogiados e ganharmos prestígios perante aos colegas.
·         Em atividades devem ser ensinadas na mesa com um estudante autista, entregamos algo que ele gosta sempre que ele termina uma atividade.


Atividade

Nos vídeos que vocês irão ver em casa (estão listados abaixo), perceberão que as pessoas que estão ensinando usam motivadores. Lembrando que os motivadores vêm sempre após uma atividade que o professor ou educador está querendo ensinar. A atividade será tentar identificar os motivadores (comestíveis, sociais, materiais, e atividades) nos vídeos.

Exemplo prático:
João empilha os blocos - Instrução do professor
Comportamento de João – João empilha os blocos
Motivador - o professor entrega um chocolate

(1)   Liste os motivadores que estão nos Vídeos relacionados nessa atividade



Atividade 2

Observar a sua criança, no caso de pais, e aluno, nos casos de professores/terapeutas, em vários momentos diferentes do dia e criar uma lista de possíveis motivadores para serem usados como exemplos por vocês no próximo encontro. Tente incluir pelo menos 10 possíveis motivadores e de diferentes tipos (ou seja, comestíveis, sociais, materiais, e atividades).




Programas de ensino

Pareamento

Objetivo do programa:
Ensinar a criança a colocar junto itens que são de alguma forma associados (i.e., dois itens idênticos: duas bolas;
Um representa o outro: um desenho de uma bola e uma bola;
Fazem parte de um mesmo grupo ou categoria: bola e boneca são brinquedos). Tais habilidades ajudam a melhorar a capacidade de prestar atenção a detalhes (ex., agrupar os bonecos com camisetas verdes versus os bonecos com camisetas vermelhas), além de ajudar a desenvolver a representação simbólica (ex., figuras representam objetos) da criança. Estas habilidades também estabelecem as bases para o desenvolvimento da linguagem receptiva (identificar objetos nomeados) e linguagem expressiva (nomear objetos apresentados).

Exemplos de pareamento possíveis

-          Objeto-Objeto





-          Figura-Figura



-          Objeto-Figura



-          Figura-Objeto





Linguagem receptiva

Objetivo do programa:

Ensinar o autista a identificar coisas (objetos, atividades e conceitos) quando nomeadas verbalmente. Estas habilidades estabelecem as bases para o desenvolvimento da linguagem Linguagem expressiva (nomear objetos apresentados) e ajudam a melhorar capacidade da criança de seguir comandos verbais.

Instrução: toca no quadrado
Comportamento: tocar





Imitação

Objetivo do programa:
Ensinar a criança a imitar ações dos outros. Tal habilidade (imitar) é pré-requisito para a aprendizagem de inúmeras outras habilidades importantes (e.x., habilidades verbais, lúdicas – brincar, sociais, auto-ajuda, etc.). A habilidade da criança de imitar também é imprescindível para que você possa ensinar algo que queira. Além do mais, a habilidade de imitar também ajuda a criança a aumentar/expandir a sua atenção ao outro e ao meio ambiente a sua volta.

Bater à mão na mesa

O educador bate à mão na mesa (instrução)
Comportamento: o aprendiz repete o modelo batendo à mão na mesa.

Educador bate a mão na mesa


Aprendiz imita batendo à mão na mesa


Pré-requisitos: Ser capaz de sentar em uma cadeira
Atividades 3

Os programas citados acima foram usados como exemplos no nosso último encontro e servirão como exemplos para nossa última atividade do segundo encontro. Nos vídeos citados acima, vocês deverão identificar os programas e descrevê-los, passo a passo, dizendo como eles funcionam e como estão sendo ensinados. Lembre-se, podemos identificar possíveis erros nos programas. Caso identifiquem algum erro no programa que esta sendo ensinado, descreva-o.

Bom trabalho a todos

Um comentário:

  1. Márcio, não consegui fazer minha inscrição como isenta e estou participando do curso pela ABRACI, já participei das outras duas etapas do curso e no momento estou sem trabalhar e não tenho condições de pagar pelo curso....Realizei minha inscrição pelo outro link para garantir e agora nem sei como será.... Pode me ajudar? Aguardo contato Ivanilde Montezuma 8417 4893 ou ivanilde.montezuma@gmail.com

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