Com base no que discutimos em nosso primeiro encontro (efeitos da atenção como um reforçador), analise os vídeos abaixo (Vídeos 1 e 2) tentando identificar dois pontos:
1. Quais são as consequências reforçadoras para os comportamentos das crianças.
2. As pessoas que estão interagindo com as crianças estão fazendo a coisa certa?
Obervação: leve suas anotações (suas análises) para o próximo encontro para que possamos discutí-las em conjunto com todo o grupo.
Vídeo 1:
Vídeo 2:
Vídeos para conhecer mais sobre Análise do Comportamento (aboedagem da qual deriva o Método ABA):
Vídeo 3:
Vídeo 4:
Caso você queira conhecer mais sobre esta a Análise do Comportamento, você pode visitar o site http://www.walden4.com.br/ e estudar o mesmo material que alunos de piscologia estudam na falculdade. Acesse o link Cursos e escolha o curso Processos Básicos de Aprendizagem.
Muitos do vídeos, exemplos, e textos relacionados no curso não são especificamente voltados para Transtornos do Desenvolvimento. No entanto, o grande diferencial da Análise do Comportamento é justamente o fato de não separar pessoas por rótulos. Tudo o que vale para pessoas com desenvolvimento normal, vale também para pessoas com algum tipo de transtorno.